quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Os buracos não deixam de existir...

Os buracos não deixam de existir...

:: Rosana Braga ::

Se pensarmos na vida como um longo caminho, podemos fazer analogias interessantes. A começar pelos tão comentados obstáculos que temos de aprender a ultrapassar ao longo dos anos...

Uns maiores, outros menores, cada qual traz consigo seu nível de dificuldade, suas consequentes dores e seus preciosos aprendizados. Mas hoje quero falar, sobretudo, dos buracos. Alguns rasos, outros nem tanto. E existem também aqueles que, de tão profundos, quando caímos neles costumamos usar a expressão "cheguei ao fundo do poço!".

É claro que ninguém gosta de cair em buracos. Por menores e mais rasos que sejam, no mínimo nos desestruturam e nos fazem perder o "rebolado". Mas o fato é que eles fazem parte de todos os caminhos, de todas as pessoas, sem exceção, embora sejam sempre únicos.

O problema é quando alguém busca conhecimento, estuda e se sente tão crescido que passa a acreditar que isso é o suficiente para eliminar os buracos de seu caminho, para fazer com que eles simplesmente não existam mais. Iludido e enganado por si mesmo, ao se deparar com um, vai ter de lidar ainda com a decepção, a frustração e a sensação de que toda busca não valeu de nada!

Não caia nesta armadilha! Saiba de antemão que os buracos vão existir pra sempre. A diferença entre quem está consciente de si e de seu caminho e quem não está, é que o primeiro vai saber evitar o tombo desviando a tempo do buraco ou, pelo menos, levantar, sair dele e seguir em frente mais rapidamente e, tomara, menos machucado.

E tem mais: podemos perceber, com a repetição de nossas quedas, que muitos dos buracos de nossos caminhos são incrivelmente parecidos, justamente porque a função deles é nos ensinar a mais difícil de todas as lições.

Portanto, se sua lição mais difícil é aprender a ser menos teimoso, ou menos ansioso, ou menos inseguro, ou menos desconfiado, note bem: toda vez que você se distrai ou acelera o passo mais do que deveria, cai num buraco em que parece já ter caído inúmeras vezes antes.

Não é o mesmo! É outro! É novo! Ele se repete à frente para que você acorde e, a cada queda, consiga levantar com mais habilidade, e seguir em frente não reclamando e se lamentando por ter caído mais uma vez; não se criticando e se culpando por ter sido estúpido novamente. Não! Não há nenhuma estupidez na repetição do aprendizado, mas sim vivência, privilégio e sabedoria!

Assim, se você está agora no chão, se acabou de cair num buraco do seu caminho, não se sinta uma vítima e sim um escolhido pelo Universo para se tornar mais forte e mais preparado. Erga-se, mesmo doendo. Saia do buraco, mesmo chorando. E dê um passo à frente, e depois outro e outro, com a certeza de que pode ir bem mais longe...

Outros buracos virão. Novas cicatrizes ficarão cravadas em sua alma. E tudo isso será a prova de que você não veio como espectador e nem como coadjuvante de sua história. Você veio como protagonista e vai chegar até o fim com a dignidade de quem não apenas cumpriu o seu destino, mas o esculpiu com coragem, fé e atitude..


http://i270.photobucket.com/albums/jj92/zoobizarro/alegria.gif


A Verdade está dentro de si

Nada e ninguém lhe pode dizer o caminho para a verdade, pois a verdade não têm caminho, não existe distancia para a verdade, a verdade “É”. Sendo assim, o que aconteceu a verdade? Porque não sabemos nós a verdade sobre quem somos, o que é a Vida, o que é a morte? E porque estamos aqui? Qual o objectivo da Vida?

Se a Verdade está Aqui, porque razão o Homem não a reconhece? Se a Verdade está Aqui, quem a escondeu? Quem a ocultou? Porque não a vemos?

Ninguém a escondeu, apenas e só apenas, não se acreditou, na verdade, mas sim na ilusão.

Quando a iniciativa e a intenção forem suas aliadas, no reconhecimento da verdade, então sim, o leitor verá pelos seus próprios olhos a verdade, ninguém o impingira ou o forçará a nada, pois face a honestidade ninguém pode esconder a verdade.

A Vida jamais lhe esconderia a Verdade, para saber a Verdade, o leitor terá que primeiro SER a Vida, para então saber a verdade.

A Vida lhe pede apenas isso, que você “veja” a verdade, pelos seus olhos, e não pelos olhos de terceiros. A Vida não pretende que você seja apenas uma ideia, a Vida pretende que você seja Vida, a criação a experiência, no Aqui no Agora.

Não procure o que não pode ser procurado, veja sim o que pode SER contemplado, sinta, fale com honestidade consigo mesmo, escute o seu coração, e sinta a emoção de estar vivo. Não pense no amanhã, não pense no passado, seja apenas a Vida olhando para a Vida, porque é isso que você “É”.

Religiões, filosofias, teorias, a Vida não lhe pede para abdicar de nada, a verdade é que a Vida não lhe pede nada, apenas lhe dá, Contudo a Vida Sabe, que a Vida têm vontade de saber o que é a Vida, e você “É” Vida.

A verdade será sempre estipulada por si, e terá a fronteira que você permitir, você é quem dita a regra do seu jogo, você é quem sabe até aonde deseja ir na honestidade do seu “EU” no reconhecimento da Verdade.

Paz


http://i252.photobucket.com/albums/hh8/eliuccb/100alegria2_35mm.jpg


Todos nós em nossa jornada estabelecemos tantas relaçoes com as pessoas, firmamos tantos negócios, transferimos tantas expectativas nossas nos outros... e conforme nos relacionamos mais, conflitamos mais.....
Raramente as pessoas permitem-se ir para dentro tão suficientemente a ponto de ver suas próprias insuficiências. ... geralmente vamos para fora.. olhamos as pessoas por fora também e raramente acessamos os outros no fundo de sua alma.
E o ego se relaciona com o ego, mas a alma não se relaciona com a alma e é por isso que nos separamos, é por isso que nos dividimos tanto, a ponto de caminharmos sempre sozinhos.... nós nos perdemos, na verdade porque nunca tentamos encontrar verdadeiramente as pessoas....
Procuramos achar culpados, estabelecer julgamentos o tempo todo.... mas compreender, compreender é tarefa dos humildes.... dos "mansos de espírito"....
Essa frase ficou em minha mente no dia de ontem: "BEM-AVENTURADOS OS MANSOS, PORQUE VERÃO A DEUS."
Realmente, sem mansidão como podemos mergulhar nas coisas de Deus? Temos tantas farpas em nós, não sabemos moderar a língua, instrumento tão sagrado e é somente por isso que Deus para tantos continua sendo um ser tao distante. Algo que conhecemos quando rezamos de vez em quando...
Na verdade,isso é hipocrisia. Ou se é, ou se não é......
Está na hora de nos auto-enfrentarmos. ..pensarmos o quanto verdadeiramente atingimos positivamente as pessoas... se somos capazes de enxergá-las por detrás das aparências, por detrás de suas "crianças"... ..
Sim, nosso conhecimento é muito, acumulamos leituras e faculdades, mas não empregamos sabedoria em quase nada o que fazemos....
E o grande teste é usar sabedoria na relação com as pessoas...Podemos ser sábios aou poupar nosso dinheiro, ao erguer uma casa....
Mas e ao criar um filho, ao relacionar-se com seus pais? Ao entender um irmão igual você nas mesmas condições de jornada?????
Ao estar em um grupo onde todos pensam diferente de você? O que fazer?
O Criador com toda sua Consciência, fez-nos todos diferentes para que aprendessemos a grande lição da HUMILDADE.
Ele poderia ter-nos feito todos gêmeos, mas não o fez. Ele sabia que teríamos que enfrentar grandes crises de ego até acessar a nossa alma, até enxergar a alma das pessoas, e até Encontrá-lo de novo.. Só quebrando as grandes resistências de nós, podemos abraçar as pessoas....
Pare e pense....
É só percebermos que queremos estar sempre certos....
Que quando alguem diz algo que nao gostamos, ficamos por vezes chateados... .
É aí que já estamos nos separando... .. criando individualidade no EGOCENTRISMO. ...
Não existe verdade absoluta, existe a verdade de cada um, em cada momento, em cada parte na escada da evolução, cada um num degrau, mas todos na mesma e longa escada.
Não podemos retroceder.
Precisamos sim olhar para o passado não para nos lamentarmos, mas sim para resgatarmos nossas dívidas....
A pessoa que nos faltou abraçar...... A pessoa que faltou olharmos com amor e compaixão.... . A pessoa que não ouvimos....
Retorne, até o ponto em que não precises retornar. Até o ponto em que saiba viver o hoje, como um milagre e um presente. Sem pendências.
Sendo franco com o seu coração, com a sua alma.
Percebendo que a maior parte dos conflitos é você mesmo que alimenta, porque você o compra.
Há um Grande Caos lá fora, ma´s você pode vivenciá-lo se quiser.... Há também borboletas voando, um grande Sol nascendo e sorrisos às sua espera.... é só focar bem seus olhos...
A arte da persistência levou grandes mestres e sábios a cumprirem suas missões....
Por vezes não entendemos que as pequeninas do dia-a-dia também são missões e por vezes árduas....
Tolerar por vezes é imensa fortaleza.. É compreender além do que os olhos da carne vêem....
Todos temos livre-arbítrio e isso é um facto.
E podemos começar pelo nosso.
Podemos optar enxergar as pessoas por outros prismas.. sem julgamentos. ..
Antes de acusar alguém, recorda-te de quantas vezes tu agiste assim também em sua existência... Não negue... Pare.... Pense.....
Então faça cada dia ser um dia de cada vez....
Pare de acumular mágoas....
Resolva-as.. ...
Pare de achar que toda agressividade do mundo é para com você.... Não é!!!!!!
Somente as armas do amor combatem as armas da agressividade nos outros....
Amor, amor e mais amor.... Quantas e quantas vezes forem necessárias.. ....
Sem desânimo, sem desespero, sem cansaço....
HÁ UM PATROCÍNIO DO ALTO PARA TODAS NOSSAS AÇÕES DE HUMILDADE.
NOS REAPROXIMEMOS DAS PESSOAS.....
Olhe para os olhos do seu pai pela primeira vez.....
De sua mãe...
De seus irmãos...
De seu chefe...
Das pessoas com quem convive...
PELA PRIMEIRA VEZ.......
Pois não usamos os tantos magnificos sentidos que recebemos
Mas podemos fazer agora, e se o fizemos lá tras, no tempo de nossa inocência, recordemos de como é simples se expressar pela linguagem do amor.... BASTA SER E REACESSAR VOCÊ MESMO NA SUA DIVINA ESSÊNCIA
Desejo com todo amor, que todos nós nesse dia tenhamos mansidão, que possamos refletir sobre aquilo que geramos no planeta, que possamos fazer atitudes sem alarede, silenciosas, vencendo as barreiras do orgulho em nós mesmos....
Não espere alguem te pedir perdao (isso é ego, é orgulho), reencontre as pessoas, reaproxime-se.
"SE SEU PAI NAO TE ENSINOU SOBRE O AMOR, ENSINE-O VOCÊ A AMAR VOCÊ"
Sempre há um caminho, quando nossos pés se mostram prontos para a jornada.
Sejamos firmes na observação...
No orar e vigiar de nossas atitudes.
Sejamos livres entao do que mais nos aprisiona hoje,
as nossas proprias barreiras - de orgulho, vaidade, ego e condenação
(F.Lopes)

Sem comentários:

Enviar um comentário