sexta-feira, 30 de abril de 2010

O rumo de nós mesmos

"Trágica é a existência daquele que morre sem haver conhecido o motivo da sua vida".

O ser humano nunca está satisfeito e quer sempre mais, nunca agradece o que possui, infelizmente não sabe o que quer realmente.
Vive rodeado de meros sonhos e desejos e caso não os realize ou os obtenha, não é feliz. E mesmo quando os obtém, ainda se sente só.
Resumindo, o homem não se contenta com pouco. Assim é o nosso ego. Uma pessoa passa a sua vida sem notar que existe, sem perceber que tem que se amar a si próprio para interagir com o mundo. Só assim, entrando em meditação conosco próprios, entendendo quem somos e amando-nos profundamente, somos felizes. E é a partir daqui que todas as possibilidades acontecem na nossa vida. Quando se descobre o nosso propósito, quando nos amamos, vemos as nossas acções e tentamo-nos aperfeiçoar todos os dias, tudo de bom nos acontece. O ego é aniquilado e acabamos por atrair pessoas novas, experiências e uma data de coisas boas que estão em sintonia com a energia em que vibramos. Uma pessoa cheia de ego, que vive em função dos outros e nunca entende quem é, atrai sempre o mesmo tipo de pessoas: egocêntricas e mesquinhas, e sem qualidade de vida. E o que eu entendo por qualidade de vida? talvez uma opinião muito diferente de todas as outras pessoas. Esta qualidade de vida depende do estado do nosso interior. Sei que vivemos tempos de muita confusão e o nosso país não está em condições para ter uma vida abundante. Se eu viver o meu dia-a-dia frustrada, com medo de perder o emprego ou de não ter o que quero, estas coisas podem-se tornar pesadelos reais. Não basta apenas querer, tem que haver mudança da nossa parte, temos que deixar a estagnação que está dentro de nós e viver uma nova mudança. Para termos uma vida abundante, temos que olhar para nós primeiro, temos que nos encontrar conosco próprios. A ideia parece difícil, mas não o é.
O que adianta tentar alcançar muita riqueza, se não nos traz felicidade? andaríamos com pessoas que usariam "máscaras" apenas por possuírmos dinheiro. Para cada lado que fossemos, apareciam pessoas apenas com interesse financeiro. A vida é curta e é para ser aproveitada. Devemos aproveitar o máximo dela, fazendo o que gostamos de fazer. Devemos também aprender a meditar e a obter enriquecimento interior. Não adianta andarmos aqui sem adquirir compreensão, pois conhecimento todos nós temos um pouco.
A saúde é outra das coisas que muita gente se esquece quando enfrenta momentos difíceis nas suas vidas. Ela é a mais importante e sem ela não somos nada. Ninguém se lembra disso quando anda chateado. Não adianta andarmos a bater com a cabeça na parede todos os dias. Tudo é efémero e tudo passa.
É normal que o ser humano fique irritado ou nervoso em certas situações, mas se tivesse mais controlo sobre si próprio, as coisas correriam melhor.

Deixo aqui algumas dicas que acho preciosas para se viver em paz o momento presente:

1. Não te importes com o que os outros pensam;
2. Tudo passa e tudo é efémero, o tempo cura tudo;
3. Medita pelo menos 10 minutos por dia;
4. Arranja 1 espacinho em tua casa para fazeres a tua meditação e te encontrares contigo prório/a;
4. Nunca acordes mal disposto/a, ouve música, anima-te e programa o teu dia conforme querias que ele corresse;
5. Pratica a lei da gratidão, ela faz milagres;
6. Faz 1 boa acção todas as semanas, crescerás interiormente (eu esta semana salvei 3 gatinhos bebés :D);
7. Respeita horários de alimentação e de sono, assim respeitas o teu físico e entendes o quanto é importante cuidares de ti :)
8. Ri, estica os braços, roda a cabeça e os membros, exercita esses músculos!!!
9. Tudo o que é em exagero faz mal, portanto pensa nos teus exageros :)
10. Não te limites a algo que achas que te irá trazer felicidade. Isso é o maior erro da humanidade.
11. Pratica a aceitação, ela é a mais importante para o adquirimento da paz interior perante o mundo;
12. Vive no presente e apenas no PRESENTE!
13. Vive de acordo com as leis da natureza;
14. Não sejas rígido contigo próprio/a, todos nós cometemos erros, não é mesmo?
15. Cultiva bons amigos, são a melhor coisa que temos!
16. Arranja um animal, vais aprender muito com ele :)


Cada ser humano tem a sua história. Acabo a minha reflexão com um vídeo que vi esta semana e me marcou bastante: os últimos dias de uma rapariga internada e com pouco tempo de vida, com uma doença rara.




"Conhecimento e Compreensão são diferentes. O primeiro é da mente, o segundo do coração.
Infelizmente, nos tempos em que vivemos, o conhecimento foi muito além da compreensão; o
pobre animal intelectual, equivocadamente chamado homem, desenvolveu exclusivamente o conhecimento, esquecendo lamentavelmente o Ser".


"Quando as pessoas desejam contar-nos gratuitamente a história de sua vida, citam acontecimentos, nomes e sobrenomes, datas, etc., e sentem satisfação ao fazer seus relatos.
Essas pobres pessoas ignoram que seus relatos estão incompletos, porque eventos, nomes e
datas são apenas o aspecto externo do filme; falta o aspecto interno".

Sem comentários:

Enviar um comentário