sábado, 7 de fevereiro de 2009

Se “EU” sou UM com a VIDA, como então viver comigo próprio?

Se “EU” sou UM com a VIDA, então os outros, sou “EU”? Se sou, o Todo, UM com DEUS, e seu filho Único, então os outros não existem? Se a separação é ilusão, se realidade é a não dualidade, então tudo que me acontece, acontece de mim, por mim para mim?

Como então viver a Vida? Como então viver “comigo” próprio? Que poder tenho “EU” nisto tudo? E quem sou “EU” que nestes parâmetros, aparento ser infinito? Onde começo e onde acabo?

Tantas perguntas, contudo a chave para a resposta está na simplicidade sublime do seu Coração. Como viver uma verdade que os mestres alegaram como sendo um estado de Iluminação? Porquê o termo iluminação, Iluminado? Será a Unicidade a verdade suprema?

Eu lhe pergunto, o que faria o Leitor se apenas você existisse? Criaria o mundo? Criaria a Natureza na sua divina diversidade? Criaria você o Universo com as suas estrelas? E se sim, como? Se só você existisse, como o faria? Só prescindindo de si, e mesmo o acto de prescindir não seria possível, contudo só através de si, para si, seria isso possível. E foi isso que DEUS fez, (faz), foi isso que a VIDA fez (faz).

O mesmo será dizer que a Vida quis (quer) se auto conhecer, por isso mesmo concebeu (concebe) o milagre que é a Vida na sua diversidade.

Existe então um DEUS, todo responsável, todo AMOR, todo benevolente, todo Pacifico? E possui “ele” um desígnio?

Claro que existe Deus, o próprio mistério é DEUS, é a Vida se auto conhecendo num ciclo infinito que é a eternidade. Vejamos é “ele” responsável? Será “ele” todo Amor? Será “ele” Benevolente? Será “ele” Pacifico? Terá ele um desígnio? Se sim, Só o poderá “SER” através da “sua/tua” Criação, pois só através da “sua/tua” criação poderá “ele” se manifestar a (sua/tua) vontade.

O mesmo será dizer que só através de “si”, ele poderá revelar tais revelações. Eu lhe questiono agora, é o leitor responsável? É o leitor todo Amor? É o leitor Benevolente? É o leitor pacifico?

O que faria o leitor se soubesse que o seu maior inimigo, seria você mesmo, em outra forma, noutra expressão, poderia ser o seu vizinho ou apenas um conhecido. Como seria então o seu comportamento face a “ele” mesmo.

Podemos alegar que “ele” nos ofendeu, ou que “ele” por e simplesmente nos magoou. Tudo isso é possível, pois acontece frequentemente, no mundo onde vivemos. Contudo “ele” faz porque desconhece a verdade, desconhece quem “É”, mergulhado na ilusão que é estar separado, ele procura se defender de uma sombra, que é projectada, por “ele” mesmo. Porém será a solução o inverso da sombra, o que aconteceria se você, reflectisse a luz que “ele” “É”?

Qual o poder da sua Consciência, da sua Luz, face a isto, o que faria o leitor a si mesmo, amar-se-ia incondicionalmente?

Todos e tudo são você, isto não lhe retira identidade, pelo contrario atribui-lhe identidade, uma identidade UNA com tudo e com todos, na singularidade por si demonstrada. Em “mim” reside o “seu” gosto pela arte, por andar de mota, por chocolate, por mergulho, em “si” reside o “meu” gosto pela música, pelo desporto, pela dança. Todos “temos” a “nossa” singularidade e diversidade manifestada, no Aqui e no Agora. Não lhe é pedido abdicar dos “seus” gostos, da “suas” emoções, dos “seus” pensamentos, a da “sua” vontade, apenas que se conheça, na grandiosidade e no infinito que você “É”, uma vez reconhecido, verá o que sempre foi obvio, mas que a mente teimou em não ver.

Somos tronco da mesma Arvore, a Arvore da Vida, em que o seu crescimento se manifestou em todas as suas pernadas, tendo as pernadas como semelhantes o corpo e a mente. A expansão da sua Consciência, a transcendência da mente, alcança o que é “seu” e inato por direito a VIDA, o Tronco.

Viver em prol da Vida é viver em prol de “si” como um todo.

A Vida o criou, e se você é UM, com a Vida, Criador e criação, porquê ter medo de si próprio? Entregue-se á Vida e sinta a Magia que é estar Vivo.

Se tudo isto para “si” é verdade, então fostes “vós” que o escreveste, e se assim for, obrigado por existires.




Onda encantada do humano

O selo humano é o resumo da ópera da consciência humana e seus moinhos de vento: se abrir verdadeiramente para o divino que reside enquanto essência em cada ser ou não ser capaz de confiar que a nutrição e o entendimento necessário chegarão e tocar a vida a partir dos apegos do ego, os quais sempre nos separam da Fonte Divina, e nos fazem mergulhar no separativismo e no medo de si e do outro...

Bom momento para se perguntar: de quê a sua alma tem fome?
Suas emoções serão o seu guia de autodescoberta nestes treze dias, e será bom perceber a emoção apenas como uma parte de sua consciência e não a sua totalidade, podendo olhar de forma impessoal como nos comportamos frente às situações que a nossa vida cotidiana nos apresenta.

Questionar seus modelos , seus padrões de crença vai estimular a ir mais fundo, para além do mundo de ilusões nos quais nos encontramos imersos, sejam as mesmas sociais, grupais, familiares.. .
o que faz a diferença , sobre tudo na vida, é a forma como olhamos.
Quanto mais pudermos questionar a nós mesmos e a forma como vivemos, sem julgamento, sem condenação, como quem assiste o desenrolar da vida de um personagem ( porque o nosso ego nada mais é do que isso, um personagem montado a partir do imaginário familiar...) mais leve e fluido se torna o seu processo de ascensão espiritual.
Somos capazes de entrar em contato com os sentimentos mais nobres de nosso coração através de nossas atitudes, ou ainda continuarmos mergulhados nos limites dos padrões de crença a respeito de si mesmo e de tudo....o único fato concreto é a sua escolha, o seu livre-arbítrio que pode colocar em movimento qualquer uma destas duas trilhas....
E enfim, descascando mais uma camada de nós mesmos, chegamos à presença da semente , do florescimento de nossas melhores intenções...

Os desafios do ego, das construções imaginárias que compramos antes mesmo de aprendermos a pensar , eles são iguais para todo mundo, e se resume entre a confiança de deixar florescer a si mesmo e a sua vida por mais 'fora de padrão' que possa parecer, ou se conformar a 'seguir a manada'...
Se isolar, manter pontos de vista limitados, tirar conclusões a respeito de tudo ( é lógico, sempre confirmando a forma como voce acredita que é ) e não se achar digno da nutrição divina, serão os sentimentos presentes nestes dias.

Nenhuma forma de poder no mundo pode nutrir as suas feridas ou curá-las.Só voce mesmo através do perdão para consigo mesmo e com o mundo. Desejar o poder sobre os outros ou as situações que se apresentam em nosso cotidiano e que não são muito confortáveis é negar a chance de crescer como ser humano, de transcender a dualidade do bom/mau pelo desapego e pela compaixão.Torne- se o mago esvaziando a mente de tantas prisões estando atento e presente em sua vida cotidiana.

Espelhar a guerra dentro de si mesmo, negando a sua voz interior, alimentando competições, metas, não acolher as partes de si mesmo que não conferem com as ilusões que criamos a respeito de nós é uma boa maneira de perdermos tempo e a chance de nos tornamos espelhos do infinito, em seu movimento amoroso e extático. Deixe-se enlevar pelo contato com a energia cósmica através de suas meditações, que nos levam para longe da visão de mundo dominante , em que o 'homem é o lobo do homem' ( outra baita ilusão fomentada para dominar, afinal, como já sabiam os gregos 'dividir para governar' era uma boa forma de manter o poder sobre os outros... )

E , por fim, mantermos a ilusão de que existe este mundo 'real' tridimensional e o 'mundo do espírito' e que a comunicação com este depende de sermos mil e uma coisas....ay ay ay...mais uma ilusão.

SOMOS ESPÍRITOS VIVENDO EM CORPOS FÍSICOS então cara pálida, como assim só alguns conseguem? Isto é absolutamente natural e normal para todos os seres humanos. Basta apenas se dispor.E largar mão de carregar tantas ilusões herdadas do patriarcalismo, que 'tem que' ... a única condição é a rendição de si para consigo mesmo, a honestidade , o desapego para deixar cair as máscaras e verdades que carrregamos para poder sentir o vento de nosso próprio espírito sussurrando docemente em nossos ouvidos.
A águia , a tormenta e a noite, guiam o despertar do sonho sagrado no planeta nestes 13 dias. Voando nas asas da águia, com sua intenção inflexível, sua percepção aguçada e sua visão global, saberemos que pertencemos à um plano maior, que transcende esta vida, e , frente ao qual, nossas ilusões de poder são simples quimeras que não criam raízes.mas nos fazem perder uma vida e um tempo precioso.

A tormenta que fecunda a Mãe Terra através das cargas de eletricidade geradas no Pai Céu são capazes de catalizar, dentro de nós, a força que desnuda o aprisionamento do dualismo, de nossa colonização. Siga a tempestade: deixe a sua alma se banhar em suas aguas, perceba que , frente a imensidão dos fenomenos naturais, todas as nossas pequenas certezas se tornam nada...
Mergulhe dentro de seu próprio caldeirão interior, seu útero cósmico, o espaço dentro de si que contém todas as formas da criação para encontrar aquela que seu espírito quer expressar sobre a Mãe Terra. E tenha coragem de segui-la.Isto é tudo o que é necessário para verdadeiramente 'fazermos a diferença'.

IN LAKESH
&...Good Surfing
Wise Buffalo Woman







Só você..
Como conquistar um tempo pra chamar de seu


No momento em que se sente dono de sua vida que você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver.

Vitória é conseqüência de uma atitude produtiva diante da vida. Um dos maiores cientistas do mundo foi Isaac Newton. Estava sentado debaixo de uma macieira quando, de repente, uma maçã caiu em sua cabeça. Se fosse um perdedor, diria um palavrão e pensaria: "Que azar, tudo dá errado para mim!" Newton pegou a maçã e começou a analisar por que ela havia caído. Descobriu a Lei da Gravidade e mudou o mundo. Quando a maçã atingir sua cabeça, em vez de se lastimar e reclamar da vida, pergunte por que caiu e o que pode fazer com ela.

Quando você acordar gripado, em vez de reclamar, pense que isso é um sinal que pode ensinar-lhe alguma coisa. Talvez a gripe seja um alerta do corpo para trabalhar menos, ter mais tempo para você, parar um pouco. É importante estar atento à sua tranqüilidade, à serenidade interior. O mundo está pedindo pessoas serenas.

Às vezes, no ambiente de trabalho, todos estão angustiados. Em vez de ajudar, sem primeiro esclarecer sua angústia, a resolver as angústias alheias, coloque-se no centro de sua vida e comece a se analisar até que esteja em paz. Quando isso acontecer, ajude o outro a encontrar a serenidade. Só assim poderá capacitar-se a ser líder e empreender a missão de ajudar os companheiros a encontrar a força interior.

Sei que a maioria das pessoas diz que está angustiada e tensa por causa da falta de dinheiro. Mas quantas vezes você tinha dinheiro e ficou ansioso da mesma maneira? E quantas outras estava sem dinheiro e sereno? Então é no momento em que se sente dono de sua vida que você começa a mudar a turbulência do mundo e a transformá-la em um lugar gostoso de viver.

Recarregue a bateria

Você precisa de tempo para ficar só consigo mesmo. Todos os dias, não importa a hora de acordar, de voltar do trabalho, de dormir, você necessita de um período de silêncio, sem TV, sem música, sem livro. Apenas para ouvir as batidas do coração e perceber a respiração.

Vivemos numa sociedade em que há muito barulho na rua e sons em casa o tempo todo. As pessoas correm alucinadamente atrás de vitórias e nunca param para escutar o coração. Deixe a introspecção, a medicação e a oração entrarem em sua vida. Elas são fontes que nunca secam.

Procure acordar cinco minutos mais cedo para refletir sobre sua vida e orar. Em casa, tenho um oratório. Ele me ajuda a contatar a luz e a lembrança da força divina que sempre me guiaram. Para mim, é absolutamente importante orar todos os dias, agradecer a meus antepassados e pedir bênçãos para as novas gerações.

Medite, ore. Existe um momento para agradecer o que você recebeu e o que vai receber. Um momento para estar em silêncio e ouvir a voz de sua consciência. Para pensar: "Deus é meu amigo, exatamente o melhor amigo para comemorar comigo". Reserve algum tempo para conversar com ele.

Quando você conversa com o Deus, sente sua proteção, sua orientação. Há muitos "eus" no mundo, muitos "meus", mas quando você se integra com a energia divina sente que nunca estará sozinho. A paz toma conta de você.

Medite sempre também. Meditar é um mergulho na própria alma. Sente-se num lugar confortável, relaxe e observe o que acontece dentro de você. Observe seus pensamentos, seus sentimentos e seus desejos silenciosamente, sem julgá-los. Os pensamentos que não dizem respeito a você desaparecem. O importante é reservar um tempo para recarregar a bateria. Reflita sobre o caminho que você está percorrendo. Não deixe nada destruir a sua felicidade.

*Roberto Shinyashiki é psiquiatra, escritor e conferencista.

Sem comentários:

Enviar um comentário