Educando a Mente - Izabel Telles
A mãe então falou para ela:
- Fica quieta... você é muito faladeira!
Sentei-me calmamente ao lado da mãe e falei para ela, olhando para a criança,
- Ela é comunicativa!
Quando pude estar a sós com a mãe tentei fazê-la ver que quando ela chama a filha de faladeira a mente desta criança vai imediatamente procurar no seu arquivo central uma referência do que é ser faladeira e, se não encontrar, vai abrir um novo arquivo ligando a palavra à condenação ou repressão; com coisa negativa e inapropriada. E, toda vez que estiver falando vai se lembrar, inconscientemente, que é faladeira e que ser faladeira não é uma coisa boa. Portanto, é melhor parar de falar, parar de perguntar ou se interessar pelos outros e pelo mundo. Sendo que um espírito curioso é muito importante para o desenvolvimento e aplicação da inteligência. Já pensou o que seria do mundo se os inventores, cientistas e poetas não fossem curiosos?Aproveitei para mostrar como a mente funciona e que, por não ter julgamento ou valores fixos, a mente opera por analogias e conexões de informações e sensações.
Então, fiquei muito surpresa quando ela me perguntou:
- Quer dizer que ao invés de dizer que ela é gulosa, morta de fome, posso dizer que ela tem um apetite por coisas gostosas, por exemplo?
Respondi que era isso mesmo que eu queria dizer.
Aí, juntas, começamos a criar umas versões novas para os velhos padrões de tratamento com as crianças.
E ficou mais ou menos assim:
Ao invés de dizer:
a)Molenga
b)Sempre cansada
c)Não gosta de estudar
d)Morre de medo
e)Não faz nada sozinha
f)Perguntadeira
g)Dependente
Diga:
a)tem um ritmo mais lento
b)precisa de mais tempo
c)prefere atividades lúdicas
d)precisa que entendam...
e)gosta de ser ajudada
f)interessada, pesquisadora
g)gosta de estar acompanhada
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