O antigo sistema de crenças supõe que a raiva ocorre porque fomos atacados. Supõe também que o contra-ataque, por sua vez, e justificado e que somos responsáveis por “proteger” a nós mesmos, mas não somos responsáveis pela necessidade de nos proteger.
Mas é possível mudar o sistema de crenças. Para isso é necessário olhar de outra maneira cada uma das nossas amadas suposições e valores do passado. Isso significa abandonar todo e qualquer investimento no apego ao medo, à raiva, à culpa e ao sofrimento; significa deixar o passado ir embora suavemente e, com ele, todos os antigos medos que continuamos estendendo até o presente e o futuro.
“Estou determinado a ver as coisas de modo diferente” significa que estamos verdadeiramente dispostos a nos livrar do passado e do futuro a fim de viver o agora tal como ele realmente é.
A maior parte da minha vida, agi como se fosse um robô, reagindo ao que as outras pessoas diziam ou faziam. Agora reconheço que minhas reacções são determinadas somente pelas minhas decisões. Reivindico minha liberdade exercendo o poder de tomar a decisão de ver as pessoas e os eventos com Amor em vez de medo.
Todas as vezes em que se sentir tentado a ver com os olhos do medo, repita a si mesmo com determinação:
‘Não sou um robô – sou livre. Estou determinado a ver as coisas de modo diferente’”.
Gerald Jampolsky – “Amar é libertar-se do medo“
Sem comentários:
Enviar um comentário