quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

O Propósito interno da nossa Jornada de Vida

Ao partir numa jornada, é claro que ajuda muito sabermos para onde vamos ou, ao menos, a direção geral que estamos tomando. Entretanto, não podemos esquecer de que a única coisa real sobre nossa jornada é o passo que estamos dando nesse exato momento. Isso é tudo o que existe.

Nossa jornada de vida tem um propósito externo e interno. O propósito externo é o de alcançarmos o objetivo ou destino, realizarmos o que estabelecemos cumprir, adquirirmos uma coisa ou outra, o que, é claro, envolve o futuro. Mas, se o destino ou os passos que vamos dar no futuro tomam tanto a nossa atenção que se tormam mais importantes do que o passo que estamos dando agora, significa que perdemos completamente o propósito interno de vida, que não tem nada a ver com aonde estamos indo ou com o que estamos fazendo, mas tudo a ver com o de que modo. Esse propósito interno não está relacionado com o futuro e sim com a qualidade da nossa consciência no momento presente. O propósito externo pertence à dimensão horizontal de tempo e espaço enquanto o interno diz respeito ao aprofundamento do Ser na dimensão vertical do externo Agora. Nossa jornada externa pode conter um milhão de passos enquanto a jornada interna só tem um, que é o passo que estamos dando nesse exato momento. Quando tomamos maior consciência desse passo, percebemos que ele já contém dentro de si todos os outros passos, assim como o nosso destino. Esse único passo se vê transformado em uma expressão da perfeição, um ato de grande beleza e qualidade. Ele terá nos levado para dentro do Ser e a luz do Ser brilhará através dele. Este é tanto o propósito quanto a realização da nossa jornada interior: a jornada para dentro de nós mesmos...

Quanto mais cedo você perceber que o propósito externo não lhe pode proporcionar uma satisfação duradoura, melhor, pois tem suas limitações e você perceberá que só ele não fará a sua felicidade e torna-o subserviente ao seu propósito interno.

"Tudo começasse de dentro para fora"

(texto extraido do livro O Poder do Agora)

Sem comentários:

Enviar um comentário