quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

A verdade sobre o leite de vaca

Apesar de sempre presentes na mesa, leite e derivados trazem mais malefícios do que benefícios ao ser humano...
De fato, o leite de vaca apresenta uma série de nutrientes, entretanto, muitos deles não são aproveitados com eficiência pelo organismo humano. "O leite de vaca contém fatores imunológicos de ótima qualidade, mas para o bezerro. Esses fatores só funcionam para a mesma espécie e, mesmo que pudessem ser úteis ao ser humano, são destruídos pela armazenagem e fervura", observa Juliana.
Uma grande desvantagem do leite para o consumo humano é a intolerância à lactose, que atinge 75% da população mundial. Esse problema acontece quando a pessoa tem dificuldade para digerir o açúcar do leite e acaba apresentando diversos sintomas como flatulência, diarréia, dor e desconforto abdominal. Mas a lactose não é o único componente que traz transtornos ao organismo. "A proteínas presentes no leite de vaca têm uma composição diferente das presentes no leite humano e, por isso, não são digeridas adequadamente no nosso corpo", explica a nutricionista. Assim, o organismo reconhece a presença de um agente estranho e defende-se, gerando um processo inflamatório, que pode provocar reações como dematite, rinite, gastrite, sinusite, otite, entre outros.
A quantidade de proteínas no leite de vaca também é muito maior do que no leite humano e acidifica o PH sangüíneo. "Com isso, o rim é sobrecarregado e o cálcio é mais facilmente excretado na urina", frisa. Aliás, o leite de vaca apresenta três vezes mais cálcio do que o leite humano, mas isso não significa que ele seja absorvido adequadamente pelo organismo, pois sua absorção depende de outros minerais que estão em quantidade mínima no leite de vaca. "O consumo desequilibrado de leite de vaca facilita diversas reações alérgicas, intoxicação e transtornos funcionais, inclusive, osteoporose", alerta.
O leite, ao contrário do que muitos pensam, não é a melhor fonte de cálcio. A maior parte dos vegetais, especialmente os de cor verde-escura e os feijões, têm uma proporção parecida com a do leite humano, o que oferece um equilíbrio do mineral com outros nutrientes também indispensáveis. "Por isso, é fundamental o consumo diário de alimentos como frutas, vegetais de folhas verdes e legumes", orienta a nutricionista.
Leite de soja
O extrato de soja, mais conhecido como "leite de soja", pode ser uma opção saudável para o consumo humano, apesar de não substituir o leite. É um alimento rico em nutrientes, como proteínas, fibras, minerais e ácidos graxos poliinsaturados. "Além disso, o leite de soja não contém colesterol nem apresenta a lactose, responsável pela diarréia, gases e mal-estar", comenta a nutricionista. É importante ressaltar, entretanto, que a proteína de soja também pode causar alergia em algumas pessoas e o consumo diário adequado deve ser de, no máximo, dois copos.
Mas não abusem porque também a soja não é bem o alimento milagroso que a publicidade enganosa nos tenta vender.

Sem comentários:

Enviar um comentário